Homenagem ao dia da Mulher 2015

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dia do Professor - felicidades sempre.......

 ED NOBRE em ação



 ED NOBRE - lançamento do livro 2013






 























SOU PROFESSOR!
Quem sou?
O que sou?

Sou sábio?
Sou mágico?
Sou palhaço?
Sou psicólogo?
Sou louco?
Sou pesquisador?
Sou professor?
Mas o que é ser professor?
Aurélio” define como:                                                                                                        
Aquele ou aquela que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina.                                                                                          
Homem perito ou adestrado.                                                                                                                   
Aquele ou aquela que professa publicamente as verdades...
Outras definições de senso comum apontam o professor como:
Acolhedor             Lento                     Corajoso                              Estressado                           Moderno                                    Egoísta                  Nervoso                Compulsivo                         Talentoso                             Mediador                                  Esperto                 Amigo                   Antigo                                   Polêmico                              Fascinante                            Preguiçoso           Acuado                 Inspirador                            Cuidador                              Desafiador                             Aprendiz               Despojado           Valente                                  Arrogante                            Temperamental

Quantas qualidades!!!!
E você professor, professora, como se define?
Então! Perceba! Você é muito mais!!!          
Você pode ser isto ou aquilo!
Você é uni, é multi, multifacetado.
Multifacetado de ideias, de sonhos, de personalidade,
De motivação, de inspiração.

Eu sou professor!
Eu enfrento caminhos tortuosos,
Eu avalio minha prática educativa.
Eu sei que não basta decorar textos.
Eu ei que não basta conhecer apenas o livro do aluno.
Eu sei que é preciso conhecer suas características.
Saber o que ele pensa sobre a leitura e a escrita,
Saber o que ele sabe de números,
Como desenvolve suas ideias.
Eu sei que é preciso conhecer as páginas do caderno de sua vida.

O professor e poeta Ed Nobre diz:
O importante na caminhada do professor não é a qualidade de seu título, mas o reconhecimento  de que
constantemente aprende, para ajudar o outro a aprender.”

E eu o que já aprendi?
O que sei meu Deus de Língua Portuguesa?
Completar com simples palavras as rasas e banais frases de minha vida?!
O que sei meu Deus de Matemática?
Que os números naturais não se juntarão e formarão altas cifras a meu favor?
O que sei meu Deus de Geografia, História, Ciências, Química, Física, Economia?

O que sei meu Deus diante de uma plateia que diariamente espera novidades?
O que sei meu Deus diante de uma plateia que um dia me aplaude e no outro me ignora, me devora?
Diante de uma plateia que cansada não deseja ouvir meus murmúrios e o meu silêncio?
Pois a minha história não mais lhe desperta interesse.

É feliz! É feliz!
‘O professor que reflete o que sabe.’
‘Que aprende o que ensina.’
‘O grande professor inspira.’
Inspira no aluno vontade, prazer, paixão pela pesquisa, pela escola.
O pequeno professor também inspira.
Inspira no aluno vontade, prazer, paixão em manter-se distante da escola.

Acredito nas palavras de D. Pedro II:
Se não fosse imperador, desejaria ser professor, não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens para o futuro.”

Outro poeta nos diz:
Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta e viver não tem medo de  ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver, educa.”

Assim sou eu
Sou sábio
Sou mágico
Sou palhaço
Sou psicólogo
Sou louco
Sou pesquisador
Sou professor.

Ed Nobre. Nossas Palavras um jeito simples de ler a vida. P. 100 a 104. Ed. Ética. 2011. Imperatriz-Ma







PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário