Homenagem ao dia da Mulher 2015

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

14 de Novembro - DIA DA ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO

Uma das descobertas mais impressionante é o mundo da praticidade da leitura e da escrita, pois através dessas práticas se pode ver e viver melhor.  Se pode enxergar bem longe. Se pode participar de cada história lida e cada história inventada.

Ver e enxergar esse mundo só é possível quando se descobre o valor e a intenção  do contexto dito pelo texto, formado pelas frases, inventadas pelas palavras que foram agrupadas pelas letras.


Ver e enxergar esse mundo só é possível quando se descobre o valor e a intenção de cada letra dentro de uma palavra que formula uma frase, que produz um texto e que forma um contexto.

Assim se pode viver melhor, assumir-se perante as situações sociocomunicativas mais ousado e fluente.

Então porque negar ao homem pequeno e à mulher pequena o direito de ser ousado, de ser fluente, enquanto se tem tanto para ler e escrever?

Os textos ainda não foram todos inventados. As frases ainda não se negaram o poder de criar sentidos. As palavras ainda não foram todas exploradas. As letras ainda não se cansaram de repetidamente formarem tudo o que se quer falar e escrever.

Invente delícias para alfabetizar. Invente sonhos para alfabetizar. Invente espaços para alfabetizar. 

Compartilhe a riqueza que te pertence. Compartilhe as práticas de leitura e de escrita a quem ainda não ver e não vivencia o mundo. Compartilhe com o homem pequeno e à mulher pequena o direito de tornarem-se ousados, fluentes e grandes.

Ed Nobre - Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário