Informação para o banner (gráfica)
Semana da Pátria de 2014
MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA.
Data
|
Evento
|
Local
de concentração
|
29/08/14
Sexta Tarde
|
Abertura
oficial da Semana da Pátria
Corrida
do fogo simbólico
|
Prefeitura
Rua Rui Barbosa
|
01/09/14
Segunda Manhã
|
Desfile no Polo
Santa Rita
|
Avenida Industrial Bairro Santa
Rita
|
01/09/14
Segunda Tarde
|
Desfile no Polo
Bacuri
|
Rua Osvaldo Cruz com L. P.
Dourado
|
02/09/14
Terça Manhã
|
Desfile no Polo
Cafeteira
|
Rua Carolina
|
02/09/14
Terça Tarde
|
Desfile no Polo
Conjunto Vitória
|
Rua Coletora 01
|
03/09/14
Quarta Manhã
|
Desfile no Polo
Vila Nova
|
Rua P com Euclides
|
03/09/14
Quarta Tarde
|
Desfile no Olho
D’água dos Martins
|
Estrada Principal
|
04/09/14
Quinta Manhã
|
Desfile no Polo
Petrolina
|
Estrada Principal
|
04/09/14
Quinta Tarde
|
Desfile no Polo
Coquelândia
|
Estrada Principal
|
05/09/14
Sexta Manhã
|
Desfile no Polo
Vilinha
|
Rua do Arame
|
05/09/14
Sexta Tarde
|
Desfile no Polo
Lagoa Verde
|
Centro Novo
|
06/09/14
Sábado Manhã
|
Desfile no Polo
Vila Lobão
|
Rua Rui Barbosa Cinco bocas
|
06/09/14
Sábado Tarde / Noite
|
Organização
para desfile oficial
|
SEMED/ESCOLAS
|
07/09/14
Domino Manhã
|
Desfile no Polo
Centro
|
Av. Dorgival e Av.
Getúlio Vargas
|
·
REUNIÃO GERAL NO DIA 10 DE MARÇO DE
2014, ÀS 09HS DA MANHÃ, NO AUDITÓRIO DA SEMED. PARTICIPARAM DESTA REUNIÃO
REPRESENTANTES DE 89 (OITENTA E NOVE) ESCOLAS MUNICIPAIS.
·
NA REFERIDA REUNIÃO FOI SOLICITADO ÀS
ESCOLAS QUE NÃO FOSSEM PARTICIPAR DOS DESFILES DE 2014, QUE OFICIALIZASSEM SUA
DECISÃO ATÉ A DATA DE 28 DE MARÇO DE 2014 E ENVIASSEM AO SENHOR SECRETÁRIO DE
EDUCAÇÃO ZESIEL RIBEIRO, PARA MELHOR TOMADA DE DECISÕES DA ORGANIZAÇÃO DESTE
EVENTO. APENAS DUAS ESCOLAS ENCAMINHARAM O OFÍCIO ATÉ A DATA PRÉ-ESTABELECIDA:
ESCOLA MARIETA ALBUQUERQUE E CRECHE BABY JÚNIOR.
·
POLO SANTA RITA, DIA
03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA SINOPSE. O DESFILE NESTE POLO
ACONTECERÁ DIA 1º DE SETEMBRO DE 2014, À
PARTIR DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
SINOPSE
- SAMARITANA - SANTA RITA - SUMARÉ - ELIZA NUNES - RAIMUNDO CORREA - VIRIATO
CORREA - GUILHERME DOURADO - PARSONDAS DE CARVALHO - SANTA TEREZA - ENOCK ALVES
BEZERRA -DARCY RIBEIRO - HEBE CORTEZ - MARIANA LUZ - MARANHENSE -MUTIRÃO – SANTA CLARA - JUSCIMAR - BOM PASTOR- MORANGUINHO
- JOÃO SILVA - SOLIDARIEDADE - ACONCHECO - DOM AFFONSO -ESPERANÇA - EDELVIRA
MARQUES - ANTONIA GLAUCIMEIRE - CIRANDINHA - (convidadas: Lápis na Mão; Risco
e Rabisco; Mundo Infantil).
ORDEM DE DESFILES:
1ª
- EDELVIRA MARQUES
2ª
- ACONCHECO
3ª
- ESPERANÇA
4ª-
ANTONIA GLAUCIMEIRE
5ª
- LÁPIS NA MÃO
6ª
- CIRANDINHA
7ª
- DOM AFFONSO
8ª
- RISCO E RABISCO
9ª
– MUNDO INFANTIL
10ª
- SANTA TEREZA
11ª
– DARCY RIBEIRO
12ª
- MUTIRÃO
13ª
- JUSCIMAR
14ª
- MARIANA LUZ
15ª
- RAIMUNDO CORREA
16ª
- SANTA CLARA
17ª - ENOCK ALVES BEZERRA
18ª - SINOPSE
19ª - GUILHERME DOURADO
20ª - ELIZA NUNES
21ª – SANTA RITA
22ª – VIRIATO CORREA
23ª – BOM PASTOR
24ª – SAMARITANA
25ª – SUMARÉ
26ª - PARSONDAS CARVALHO
27ª - HEBE CORTEZ
28ª - MARANHENSE
29ª - JOÃO SILVA
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
EDELVIRA
MARQUES ( FABIANA)
ESPERANÇA
(MARY ELIUDE)
HEBE
CORTEZ (ROOWSYJANE)
ANTONIA
GLAUCIMEIRE (RAQUEL)
ACONCHEGO
(EDNÁ FONSECA)
DOM
AFFONSO (CUSTÓDIA)
SANTA
CLARA (MARIA DO SOCORRO)
RISCO
E RABISCO (MARIA DAS DORES)
SINOPSE
(NÚBIA)
MUNDO
INFANTIL (LILIAN)
EDVAN
NOBRE (SEMED)
DARIO
CARDOSO (SEMED)
POLO BACURI,
DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 10HS, NA ESCOLA SANTA
LAURA. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 1º DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS
16HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
SANTA
LAURA – SANTO INÁCIO DE LOYOLA – GIOVANNI ZANNI – LAURO TUPINAMBÁ VALENTE – SÃO VICENTE – FREI PAULO DE GRAYMOOR –
TIRADENTES – TOMÁZIA CARVALHO -
FRATERNIDADE – DOM PEDRO II – SÃO VICENTE – SANTOS DUMONT
ORDEM DE DESFILES:
1ª
- LAURO TUPINAMBÁ VALENTE
2ª
-TOMÁZIA CARVALHO
3ª
- GIOVANNI ZANNI
4ª
-SANTA LAURA
5ª
- FRATERNIDADE
6ª
-SANTO INÁCIO
7ª
-TIRADENTES
8ª
-FREI PAULO
9ª
-SÃO VICENTE
10ª
-SÃO SEBASTIÃO
11ª
-DOM PEDRO II
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
SANTA
LAURA (ARLETE)
GIOVANNI
ZANNI ( LUCILENE)
LAURO
TUPINAMBÁ ( ELZA)
EDVAN
NOBRE (SEMED)
DARIO
CARDOSO (SEMED)
POLO CAFETEIRA,
DIA
03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 14HS, NA ESCOLA MARIA DAS NEVES. O DESFILE NESTE POLO
ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
IPIRANGA,
SÃO FRANCISCO CANINDÉ, SANTA TEREZA, MARIA DAS NEVES, AMIZADE, RAIMUNDO
RIBEIRO, CAMAÇARI, SENHOR JESUS, PAULO FREIRE, SÃO PEDRO, CANTINHO DO SABER,
SANTA TEREZINHA, IRMÃ DULCE, RAIO DE SOL
ORDEM DE DESFILES:
1ª CRECHE CANTINHO DO SABER
2ª AMIZADE
2ª AMIZADE
3ª
RAIMUNDO RIBEIRO
4ª CAMAÇARI
5ª
SENHOR JESUS
6ª
SÃO FCO CANINDÉ
7ª
MARIA DAS NEVES
8ª
IPIRANGA
9ª
PAULO FREIRE
10ª
SANTA TEREZA
11ª
SÃO PEDRO
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
IPIRANGA
(Maria do Socorro)
SÃO
FRANCISCO CANINDÉ (Aurinete)
SANTA TEREZA (Valdeane)
MARIA DAS NEVES (Elias)
AMIZADE (Luciene)
SENHOR JESUS (Maria do
E. Santo)
PAULO FREIRE (Izaura)
SEMED (EDVAN)
POLO VILINHA,
DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 16HS, NA ESCOLA FREI
TADEU. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 05 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS
08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
FREI
TADEU, MACILIO DIAS, SOUSA LIMA, SÃO JORGE I, FREI DAMIÃO, PIRANGI, CRIANÇA
FELIZ, PORTAL DA AMAZÔNIA N. SRA. DE FÁTIMA
ORDEM DE DESFILES:
1ª
2ª
3ª
4ª
SOUSA LIMA
5ª
MARCÍLIO DIAS
6ª
SÃO JORGE
7ª
FREI TADEU
8ª
FREI DAMIÃO
9ª
PIRANGI
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
SOUSA
LIMA (Francisca)
MARCÍLIO
DIAS (Francisca)
SÃO
JORGE (Erisvelton)
FREI
TADEU (Aparecida e Terezinha)
SEMED
(EDVAN)
POLO VILA NOVA,
DIA 08 DE ABRIL DE 2014, ÀS 14HS, NA ESCOLA CHAPEUZINHO
VERMELHO. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 03 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR
DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
MACHADO
DE ASSIS, MADALENA DE CANOSSA, CHAPEUZINHO VERMELHO, PEDRO ABREU, PEQUENO
PRÍNCIPE, ARCO ÍRIS, SANTA MARGARIDA, MUNDO DO SABER, TIA EMÍLIA, MORADA DO
SOL, RAIMUNDO AGUIAR, RAIMUNDO CUSTÓDIO, CANOSSINHA
ORDEM DE DESFILES:
(À DEFINIR)
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
CHAP.
VERMELHO (Claúdia Helena)
PEQUENO
PRÍNCIPE (Irailes)
PEDRO
ABREU (Sueli)
MACHADO
DE ASSIS (Ana Amélia)
TIA
EMÍLIA (Sonja – buscou informações na SEMED, 1 dia após)
POLO CONJUNTO VITÓRIA, DIA 08
DE ABRIL DE 2014, ÀS 16HS, NA ESCOLA JOSÉ QUEIROZ. O DESFILE NESTE POLO
ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 16HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
JOSÉ
QUEIROZ, EMANUELL II, CAMINHO DO SABER, VITAL BRAZIL, JOSEFA FIALHO, BABY
JÚNIOR, (PARTICULARES E NOVA VITÓRIA)
ORDEM DE DESFILES:
(À
DEFINIR)
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO: (EDVAN
/ )
A
REUNIÃO FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 15 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS NA ESCOLA
CAMINHO DO SABER.
POLO VILA LOBÃO, DIA 09 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA CASTRO
ALVES I. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 06 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR
DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
CASTRO
ALVES I, CASTRO ALVES II, MARLY SARNEY, N. STA CRUZ, MONTE HOREBE, MENINO JESU
II, LAGO DO CISNE, CRIANÇA FELIZ, TANCREDO NEVES, DELAÊ, CASA DOS IDOSOS, APAE
ORDEM DE DESFILES:
1ª
APAE
2ª
CASA DOS IDOSOS
3ª
CRIANÇA FELIZ
4ª
MARLY SARNEY
5ª
N. SANTA CRUZ
6ª
MENINO JESUS II
7ª
CASTRO ALVES II
8ª
CASTRO ALVES I
9ª
MONTE HOREBE
10ª
LAGO DO CISNE
11ª
TANCREDO NEVES
12ª
DELAÊ FIQUENE
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
CASTRO
ALVES I (CONCEIÇÃO)
CASTRO
ALVES II (LUZILEIDE)
MARLY
SARNEY ( MIRTES)
N.
STA CRUZ (MIRTES)
MENINO
JESU II (MAIZA)
SEMED
(EDVAN)
POLO CENTRO, DIA 09
DE ABRIL DE 2014, ÀS 10HS, NA AGESMI (ASSOCIAÇÃO DE GESTORES). O DESFILE NESTE
POLO ACONTECERÁ DIA 07DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
RENATO
CORTEZ, MANOEL PROCÓPIO, LEÔNCIO PIRES, TOCANTINS, SANTA MARIA, LUÍS DE FRANÇA,
COSTA E SILVA, WADY FIQUENE, SUCESSO DA CRIANÇA, PRINCESA ISABEL / MORANGUINHO,
ELIZA NUNES, FREI PAULO DE GRAYMOOR, SANTOS DUMONT, MADALENA DE CANOSSA, SANTA
TEREZA, FREI DAMIÃO
ORDEM DE DESFILES:
(À
DEFINIR)
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
LEONCIO
PIRES DOURADO (ILTA)
SÃO
FCO CANINDÉ (AURINETE)
AMIZADE
(LUCINHA)
RENATO
CORTEZ (MARINA)
WADY
FIQUENE (CLEOMAR)
LUÍS
DE FRANÇA (ISVANI)
MORANGUINHO
(HELENA)
SEMED
(EDVAN)
POLO OLHO D’ÁGUA DOS MARTINS,
POLO PETROLINA,
POLO COQUELÂNDIA/SÃO FÉLIX,
DIA 10
DE ABRIL DE 2014, ÀS 09HS, NA ESCOLA DOM MARCELINO EM COQUELÂNDIA. O DESFILE
NESTES POLOS ACONTECERÃO DIAS 03/04/04 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17/08/17HS,
RESPECTIVAMENTE.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTES POLOS:
POLO OLHO D’ÁGUA DOS MARTINS
SANTO
AMARO (HUMBERTO DE CAMPOS),
TOMÉ DE SOUSA – nesta ordem de apresentação.
POLO PETROLINA
ESCOLA
JUSCELINO KUBTSCHECK
POLO COQUELÂNDIA/SÃO FÉLIX
SÃO
FÉLIX, DOM MARCELINO, DOM PEDRO I -
nesta ordem de apresentação.
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
HUMBERTO
DE CAMPOS (ANALICE)
TOMÉ
DE SOUSA (ONEIDE)
SÃO
FÉLIX (JOSEMIAS)
DOM
PEDRO I (HELENA)
JK (ELENI)
DOM
MARCELINO (RAIMUNDA)
SEMED
EDUC. DO CAMPO (MÁRCIA)
SEMED
(EDVAN)
POLO LAGOA VERDE, DIA 10
DE ABRIL DE 2014, ÀS 15HS, NA ESCOLA N. SRA. DE NAZARÉ. O DESFILE NESTE POLO
ACONTECERÁ DIA 05 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
N.
SRA. DE NAZARÉ, SÃO FRANCISCO, MOREIRA NETO, MANOEL RIBEIRO, N. SRA. DA
CONCEIÇÃO, SENHOR JESUS, AFONSO PENA, CAMINHO FELIZ, CANTINHO DA ALEGRIA,
CHAPARRAL, COELHO NETO, JOÃO GUIMARÃES, SANTA LÚCIA, J. GONÇALVES SANTIAGO,
BERNARDO SAYÃO, D. PEDRO -AÇAIZAL
ORDEM DE DESFILES:
FAIXA
D SEMED / TEMA
TRÊS
PORTA-BANDEIRAS
FANFARRA
E CAMINHO FELIZ
FANFARRA
E SÃO FRANCISCO
FANFARRA
E MULTISSERIADAS
FANFARRA
E N.SRA. DE NAZARÉ
FANFARRA
E CANTINHO DA ALEGRIA
FANFARRA
E MANOEL RIBEIRO
FANFARRA
E SENHOR JESUS
FANFARRA
E N. SRA. DA CONCEIÇÃO
FANFARRA
E AFONSO PENA
FANFARRA
E MOREIRA NETO
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
MOREIRA
NETO (SANDRA)
COELHO
NETO (MARIA O SOCORRO)
BERNARDO
SAYÃO (LEDA)
N.
SRA. DA CONCEIÇÃO (PENHA)
SENHOR
JESUS (RONAILTON)
CANTINHO
DA LAEGRIA (LUZIETE)
MANOEL
RIBEIRO (NILSON)
SÃO
FRANCISCO (SORAIA)
CHAPARRAL
(LÚCIA)
CAMINHO
FELIZ (RAIMUNDINHA)
N.
SRA. DE NAZARÉ (ELIENE)
SEMED (EDVAN NOBRE e MARCIA)
SEMED (EDVAN NOBRE e MARCIA)
POLO CONJUNTO VITÓRIA, DIA 15 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA CAMINHO DO SABER. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES
DESTE POLO:
JOSEFA
FIALHO(ZR), VITAL BRAZIL(ZR), CAMINHO DO SABER I, CAMINHO DO SABER II, JOSÉ
QUEIROZ, EMANUEL II, PASSOS FIRMES E GÊNESIS (ESCOLAS PARTICULARES) E NOVA
VITÓRIA (ESTADUAL)
ORDEM DE DESFILES:
1ª
PASSOS FIRMES GÊNESIS
2ª GÊNESIS
3ª
JOSEFA FIALHO
4ª VITAL
BRAZIL
5ª
CAMINHO SABER I
6ª
CAMINHO DO SABER II
7ª
JOSÉ QUEIROZ
8ª EMANUEL II
9ª
NOVA VITÓRIA
PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
JOSEFA
FIALHO(ZR) (JOSEFA FIALHO)
VITAL
BRAZIL(ZR) (SATURNINO)
CAMINHO
DO SABER I E EXTENSÃO (JOSINERY E RAQUEL)
JOSÉ
QUEIROZ (CAROLINE MELO)
PASSOS
FIRMES (DOMINGAS)
GÊNESIS (ELIZANGELA)
NOVA
VITÓRIA (ESTADUAL) (RAIBETH)
EDVAN NOBRE (SEMED)
Observações em 09 de abril de 2014
Dia 15 de abril uma nova reunião no polo do Conjunto Vitória.
A reunião será às 8hs na Escola Caminho do Saber
Outra reunião ficou a ser definida para o polo do Centro.
O objetivo será para o sorteio da ordem das escolas na avenida.
DECISÕES DOS GESTORES NAS REUNIÕES
POLO SANTA RITA
POLO BACURI
POLO CAFETEIRA
POLO VILINHA
POLO VILA NOVA
XXXXXXXXXXXXXX
NOVO CRONOGRAMA DE REUNIÕES DE POLOS COM OS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS - ALTERAÇÕES DO DIA 31/03/2014
Nº
|
Data/hor
|
Convidados
|
Assunto
|
Local
|
01
|
10/03/14
- 09h
Segunda
|
Todos os gestores
|
Convite para
os desfiles de 2014 e escolha do tema e subtema – cronograma do desfile e outras...
|
Auditório
da SEMED
|
02
|
28/03/14 – Sexta
|
Escolas
|
Oficializar a
não participação no desfile de 2014
|
Entregar
na SEMED
Secretário
|
03
|
03/04/14 -
08h
Quinta
|
Polo
Santa Rita
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola Sinopse
|
04
|
03/04/14
- 10h
Quinta
|
Polo
Bacuri
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola
Santa Laura
|
05
|
03/04/14
- 14h
Quinta
|
Polo
Cafeteira
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola
Maria das Neves
|
06
|
03/04/14 -
16h
Quinta
|
Polo
Vilinha
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola
Frei Tadeu
|
07
|
08/04
14h
Terça
|
Polo
Vila Nova
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola
Chap.Vermelho
|
08
|
08/04
16h
Terça
|
Polo
Conj. Vitória
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola
José Queiroz
|
09
|
09/04
8h
Quarta
|
Polo
Vila Lobão
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
Escola Castro Alves I
|
10
|
09/04
10h
Quarta
|
Polo
Centro
|
Concentração – posição - palco
– percurso –
outras decisões
|
AGESMI
|
11
|
10/04
8h
Quinta
|
Olho D’água dos Martins
Polo Petrolina
Polo Coquel/
São Félix
|
Concentração –
posição - palco – percurso –
outras
decisões
|
E.
Dom Marcelino
|
12
|
10/04
14h
Quinta
|
Polo Lagoa Verde
|
Concentração –
posição - palco – percurso – outras
decisões
|
E.
N. Sra. de Nazaré
|
TEMA ESCOLHIDO NA PRIMEIRA REUNIÃO DO DIA 10/03/2014
Minha
história, minha vida.
(As escolas deverão explorar suas
próprias histórias desde sua fundação. Os profissionais que passaram e marcaram
a vida escolar, alunos destaques, comunidade, os projetos em que as escolas se
envolveram, os resultados, as feiras internas e externas ...)
XXXXXXXXXXXXXX
Projeto: Semana da Pátria de 2014 - Imperatriz-MA
01.
Proposta para a escolha do TEMA de 2014
A
proposta dar-se-á através de reuniões em parceria com a AGESMI – Associação de
Gestores das Escolas Municipais de Imperatriz com previsão para a primeira
quinzena de março de 2014.
Alguns
temas serão sugeridos pela equipe e coordenação da Secretaria Municipal de
Educação e outros temas deverão ser apresentados pelos gestores e pelas
gestoras das escolas municipais.
Quatro
temas como sugestão:
1.
Minha
história, minha vida. (As escolas deverão explorar suas
próprias histórias desde sua fundação. Os profissionais que passaram e marcaram
a vida escolar, alunos destaques, comunidade, os projetos em que as escolas se
envolveram, os resultados, as feiras internas e externas ...)
2.
Meu
Brasil contemporâneo e as copas do mundo. (As escolas
podem explorar os aspectos mais relevantes da copa de 2014, expor informações
das copas que o Brasil foi vencedor e enfatizar o que foi e o que é
representado para o mundo, a contemporaneidade brasileira... )
3.
Raça,
garra e emoção - uma história de muitas conquistas. (Aqui
pode-se explorar tendências atuais que orgulham os brasileiros. Sua história de
lutas e movimentos que tornam cada vez
mais o Brasil independente... )
4.
O Hino Nacional
Brasileiro – (O Hino Nacional pode ser representado
pelas escolas de acordo com as frases que o compõem... obedecendo sorteios)...
02. Cronograma
Tornou-se referência os
desfiles cívicos de Imperatriz, organizados pela Secretaria Municipal de
Educação, que acontecem durante uma semana. A começar pela abertura oficial
deste evento (corrida do fogo simbólico com a participação de alunos das
escolas municipais e profissionais da área de Educação Física) e com a sequência
dos desfiles das escolas municipais, estaduais, particulares e outras
instituições convidadas, nos polos e no centro.
Primeira sugestão de datas para o ano de 2014:
Nº
|
Evento
|
Data
|
Hora
|
Local
|
01
|
Abertura
oficial dos desfiles
Corrida
do fogo simbólico
|
29/08/14
|
15h
|
Escola
(a definir) Prefeitura
|
02
|
Polo
Santa Rita
|
01/09/14
- Segunda
|
08h
|
Av.
Industrial
|
03
|
Polo
Bacuri
|
01/09/14
- Segunda
|
17h
|
R.
L. P. Dourado
|
04
|
Polo
Cafeteira
|
02/09/14
- Terça
|
08h
|
R.
Carolina
|
05
|
Polo
Vilinha
|
02/09/14
- Terça
|
17h
|
R.
do Arame
|
06
|
Polo
Vila Nova
|
03/09/14
- Quarta
|
08h
|
R.
P c/Euclides
|
07
|
Olho
D’água dos Martins
|
03/09/14
- Quarta
|
17h
|
Estrada
Principal
|
08
|
Polo
Petrolina
|
04/09/14
- Quinta
|
08h
|
Estrada
Principal
|
09
|
Polo
Coquelândia
|
04/09/14
- Quinta
|
17h
|
Estrada
Principal
|
10
|
Polo
Conjunto Vitória
|
05/09/14
- Sexta
|
08h
|
R.
Coletora 01
|
11
|
Polo
Lagoa Verde
|
05/09/14
- Sexta
|
17h
|
R.
Rui Barbosa
|
12
|
Polo
Vila Lobão
|
06/09/14
- Sábado
|
08h
|
Centro
Novo
|
13
|
(?)
|
06/09/14
- Sábado
|
17h
|
----
|
14
|
Polo
Centro
|
07/09/14
- Domingo
|
08h
|
Av.
Dorgival Av. Getúlio Vargas
|
De acordo com gestores
em reuniões que aconteceram em 2013, os mesmos sugeriram que os horários,
turnos (matutino/vespertino) fossem alternados de acordo com as possibilidades
de 2014, considerando os turnos dos desfiles de cada polo em 2013.
Este cronograma
apresenta uma variação bem considerada em relação ao desfile anterior.
Obs: As datas deste cronograma, poderão
ser alteradas.
03. Reuniões com diretores
Para o bom andamento e
desempenho das atividades relativas aos desfiles cívicos, a SEMED sempre conta
com a parceria das escolas: alunos, professores, comunidade e seus gestores.
Segue registro de
possíveis datas para reuniões com gestores em 2014:
Nº
|
Data/hor
|
Convidados
|
Assunto
|
Local
|
01
|
27/02/14
08h
(quinta)
|
Todos
os gestores
|
Convite
para os desfiles de 2014 e escolha do tema.
|
Auditório
da SEMED
|
02
|
06/03/14
14h
(quinta)
|
Todos
os gestores e ou coordenadores
|
Escolha
dos subtemas para cada escola participante.
|
Auditório
da SEMED
|
03
|
03/04/14
08h
(quinta)
|
Polo
Santa Rita
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola
Sinopse
|
04
|
03/04/14
10h
(quinta)
|
Polo
Bacuri
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola
Santa Laura
|
05
|
03/04/14
14h (quinta)
|
Polo Cafeteira
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola
Maria das Neves
|
06
|
03/04/14
16h (quinta)
|
Polo
Vilinha
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola Frei Tadeu
|
07
|
04/04/14
08h (sexta)
|
Polo
Vila Nova
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola
Chap.
Vermelho
|
08
|
04/04/14
10h (sexta)
|
Polo
Conj. Vitória
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola
José Queiroz
|
09
|
07/04/14 08h (segunda)
|
Polo
Vila Lobão
|
Concentração – posição
- palco – percurso – outras decisões
|
Escola Castro Alves I
|
10
|
07/04/14
10h (segunda)
|
Polo
Centro
|
Concentração –
posição - palco – percurso – outras decisões
|
Auditório
da SEMED
|
11
|
08/04/14
08h (terça)
|
Olho D’água dos
Martins
Polo Petrolina
Polo Coquelândia
São Félix
|
Concentração
– posição - palco – percurso – outras
decisões
|
Auditório
da SEMED
|
12
|
08/04/14
10h (terça)
|
Polo Lagoa Verde
|
Concentração
– posição - palco – percurso – outras
decisões
|
Auditório
da SEMED
|
13
|
Outras
|
|||
13
|
Outras
|
04. Seletivo para
instrutores
Para que os desfiles
cívicos aconteçam intermitentemente e que as escolas possam participar
ativamente deste evento, faz-se mister que seja aberto um seletivo simplificado
para a contratação temporária dos instrutores de fanfarras que assumirão os
ensaios e os comandos das mesmas.
Em 2013, a Secretaria
de Educação, fechou a temporada dos desfiles cívicos contando com 32 fanfarras.
Algumas delas são oriundas do Programa Mais Educação e complementação da SEMED
e outras, oriundas de doações de instrumentos pela própria Secretaria.
Sempre haverá a
necessidade de ampliação do número de fanfarras, uma vez que, Imperatriz conta
com mais de 150 escolas. Logo o número de instrutores também poderá ser
superior ao de 2013, que contamos com 12 e outros parceiros do Programa Mais
Educação.
Estes instrutores a partir
do momento de seleção, são acompanhados pelos coordenadores de Eventos e
Bandas, Professor Francisco Edvan Nobre e Maestro Dário Antonio Cardoso, que orientam
todos os trabalhos que serão desenvolvidos pelos mesmos, em especial os ensaios
das bandas/fanfarras e toda a movimentação na semana dos desfiles cívicos.
05. Fardamento para alunos das
bandas
Em
2012, a Secretaria de Educação equipou todos os componentes das
bandas/fanfarras, somando um total de 1000 alunos. Cada banda/fanfarra recebera
um kit com cinco elementos, sendo:
·
Camiseta
modelo gola polo, para os desfiles dos polos;
·
Camiseta
cacharrel branca (1ª peça do kit, para
os desfiles do centro);
·
Calça verde, (2ª peça do kit, para os desfiles do
centro);
·
Jaleco
verde, (3ª peça do kit, para os desfiles do centro);
·
Cap
– chapéu (4ª peça do kit, para os desfiles do centro);
Em 2013, algumas
escolas usaram para os desfiles do centro as mesmas peças e outras escolas
sentiram-se à vontade para trocarem seus elementos. Ficando a cada uma a
responsabilidade de quitação dos valores. A SEMED, responsabilizou-se por
vestir os componentes com fardamento novo, apenas nos desfiles de polos,
cedendo a cada aluno/componente uma camiseta modelo gola polo.
Imperatriz avançou muito
na qualidade de apresentação dos componentes das fanfarras. A vestimenta é uma
peça muito pertinente neste conjunto de apresentação e solicitamos para os
desfiles de polos que acontecerão entre os dias 1º a 06 de setembro de 2014, um kit de calça e
camisa modelo polo (conforme modelo, ainda a ser produzido) e para o dia 07 de setembro de 2014, um kit com
calça, jaleco e cap (conforme modelo que ainda serão produzidos).
06. Camisetas para
servidores da SEMED
É pertinente o uso da
camiseta de identificação pelos servidores da SEMED nos desfiles do dia 07 de
setembro. No entanto é também mister que estes servidores também estejam
identificados nos desfiles que acontecerão nos polos. Logo solicitamos desde já
que sejam produzidos para os desfiles de
2014, os seguintes itens:
·
Camisetas – modelo gola polo (ainda a
ser produzido);
·
Jaleco – modelo simples (ainda a ser
produzido)
OBS:
Lembramos que os jalecos confeccionados, serão usados nos desfiles de 2014, pelos
servidores desta Secretaria e que serão recolhidos, para serem usados nos
desfiles de 2015.
07. Crachá
O
uso do crachá é pertinente em eventos de proporção como os desfiles cívicos,
pois ele é um elemento forte de identificação e de controle de acesso de
pessoas nos espaços reservados. Este
poderá ser produzido na própria secretaria por esta coordenação de acordo com o
logotipo oficial do referido desfile ou ainda poderá ser impresso em gráfica.
08. Instrumentos e material
de reposição
Os instrumentos
utilizados pelos componentes das 32 fanfarras nos ensaios e nos desfiles, com o
tempo se desgastam e precisam sempre de manutenção e de reposição. Para 2014, é
primordial que novos instrumentos sejam licitados para reforçar os já
existentes nas escolas com fanfarras; ampliar o número de instrumentos;
substituir alguns que estão com defeitos e ou quebrados.
O material de reposição
também é de suma importância para renovação de peles, aros, baquetas,
maçanetas, esteiras, talabartes e outros para um trabalho mais eficiente.
Aqui, solicitamos
ainda, que haja uma ampliação do número de fanfarras. A nossa meta é atingir
até 50 escolas municipais contempladas com instrumentos. Não sendo possível
cumprirmos com esta meta em 2014, almejamos, no entanto, que no mínimo outras
cinco escolas sejam contempladas, as que mais participam dos desfiles alusivos
à Semana da Pátria.
Posteriormente serão
listados os instrumentos e material de reposição conforme nossa necessidade.
09. Logotipo
Um evento importante como
este merece boas referências por ser apreciado e aplaudido por um número de
pessoas consideravelmente grande para a nossa cidade. Os desfiles nos polos e
no grande centro concentram-se muitas pessoas e a SEMED deve apresentar-se com
material específico e arte visual sempre nova e de qualidade em suas camisetas,
banners, faixas e etc.
As ideias de logotipos
e marcas serão possíveis serem elaboradas a partir da decisão do tema dos
desfiles que acontecerá na primeira reunião com os gestores das escolas,
prevista para o dia 27 de fevereiro de 2014.
10. Polos
A previsão de polos
para 2014 é a mesma de 2013, tendo a possibilidade de algumas escolas da zona
rural (das comunidades de 1700 e Vila Conceição) se desvincularem, por exemplo,
do polo de Lagoa Verde, mas no momento ainda não foi oficializado este
processo. Permaneceremos com os seguintes:
Nº
|
Polos
|
Comunidade/Localidade
|
01
|
Polo
Santa Rita
|
São
José/Santa Rita
|
02
|
Polo
Bacuri
|
Bacuri/
Pq do Buriti
|
03
|
Polo
Cafeteira
|
Cafeteira/
João Castelo
|
04
|
Polo
Vilinha
|
Vilinha/
|
05
|
Polo
Vila Nova
|
Vila
Nova/ Pq Senharol
|
06
|
Polo
Conj. Vitória
|
Conj.
Vitória/ Vila Vitória/Vila Davi II
|
07
|
Polo
Vila Lobão
|
Vila
Lobão/ Redenção
|
07
|
Polo
Centro
|
Centro/Nova
Imperatriz
|
09
|
Olho
D’água dos Martins
|
Olho
D’água
|
10
|
Polo
Petrolina
|
Petrolina
|
11
|
Polo
Coquelândia e São Félix
|
Coquelândia/São
Félix
|
12
|
Polo
Lagoa Verde
|
Lagoa
Verde/Centro Novo
|
11. Som
No processo de licitação
é imprescindível que agrupe o equipamento de som e microfone de qualidade que
acompanha os palcos dos desfiles de polos e do centro e que a montagem deste seja
instalada com antecedência considerável ao início de cada desfile.
12. Palco
Outro elemento essencial no processo de licitação refere-se
aos palcos que acomodam autoridades e convidados das comunidades em que
acontecem os desfiles.
Os mesmos devem
garantir segurança e excelentes instalações. Os palcos serão utilizados entre
os dias 29 de agosto – sexta-feira (abertura oficial), e 1º a 07 de setembro de
2014.
A mesma empresa deverá
se responsabilizar pela montagem de grades de proteção /de segurança de alguns
polos como: Santa Rita, Vila Lobão, Vila Nova, Cafeteira, Vilinha e especialmente
do Centro, (Este último com maiores atenção e cobertura), nos quarteirões
próximos aos palcos.
13. Reunião com pessoal da SEMED
A
Secretaria de Educação sempre reúne seu
pessoal para distribuição de funções e
de entrega de crachás, camisetas e outros.
A
partir de março as reuniões serão agendadas, para fins de providências, tomadas
de decisões e agendamento de atividades de cada coordenação e seus servidores.
14. Ensaios
Tornam-se
imprescindíveis que os ensaios das bandas/fanfarras aconteçam com antecedência
e que o início deva acontecer de abril a setembro de 2014. Esses ensaios acontecem sempre a partir do momento em que
os instrutores seletivados assumem o seletivo organizado pela SEMED.
15. Ônibus
Outro
importante elemento indispensável é a locação de transporte, especialmente
ônibus para transportar os componentes das bandas/fanfarras para os desfiles de
polos de atuação; escolas que estão distantes de seus polos; e escola e bandas
para os desfiles do dia 17 de setembro. Em tempo certo, a partir da definição
de quantas escolas participarão dos desfiles, é listada a necessidade de
ônibus.
16. Carros de apoio - SEMED
Para
organização de todo trabalho é notório o acompanhamento dos coordenadores de
evento e de bandas nos ensaios das
bandas, nas reuniões em polos com
gestores, nos recolhimento de históricos e outras demandas por estas
coordenações em todo o período de movimentação para os desfiles alusivos à
Semana da Pátria.
A
SEMED deverá disponibilizar carros para acompanhamento de equipes de trabalho
nos desfiles de polos e outras demandas durante os desfiles.
17. Considerações
Nos anos
anteriores temos trabalhado intensamente, sem medir esforços e desejamos continuar pertinentemente com este
trabalho, colaborando com esta secretaria e com este município. Sempre mais
atenciosos em organizar este evento de tão grande porte.
Em 2014,
pretendemos atender melhor e com mais apreço as escolas e as instituições convidadas
para os desfiles cívicos, valorizando seus gestores, professores, alunos e
comunidade em geral e abrindo sempre mais os espaços oportunidades e espaços para fazermos um
desfile de grande qualidade.
Lembramos
que em janeiro serão listados os materiais de reposição, instrumentos e outras
necessidades e tomaremos novas decisões cabíveis a este projeto.
Imperatriz-MA
Francisco
Edvan Nobre
02
de dezembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário