Homenagem ao dia da Mulher 2015

quarta-feira, 2 de abril de 2014

TEMA DO DESFILE CÍVICO DE IMPERATRIZ-MA - 2014



Informação para o banner (gráfica)

Semana da Pátria de 2014

                                                     MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA.

Data
Evento
Local de concentração
29/08/14
Sexta              Tarde
Abertura oficial da Semana da Pátria
Corrida do fogo simbólico

Prefeitura
Rua Rui Barbosa
01/09/14
Segunda        Manhã
Desfile no Polo Santa Rita
Avenida Industrial Bairro Santa Rita

01/09/14
Segunda          Tarde            
Desfile no Polo Bacuri
Rua Osvaldo Cruz com L. P. Dourado

02/09/14
Terça             Manhã
Desfile no Polo Cafeteira
Rua Carolina

02/09/14
Terça              Tarde
Desfile no Polo Conjunto Vitória
Rua Coletora 01

03/09/14
Quarta           Manhã
Desfile no Polo Vila Nova
Rua P com Euclides

03/09/14
Quarta            Tarde
Desfile no Olho D’água dos Martins
Estrada Principal

04/09/14
Quinta           Manhã
Desfile no Polo Petrolina
Estrada Principal

04/09/14
Quinta            Tarde
Desfile no Polo Coquelândia
Estrada Principal

05/09/14
Sexta             Manhã
Desfile no Polo Vilinha
Rua do Arame 
05/09/14
Sexta              Tarde
Desfile no Polo Lagoa Verde
Centro Novo

06/09/14
Sábado          Manhã
Desfile no Polo Vila Lobão
Rua Rui Barbosa  Cinco bocas

06/09/14
Sábado  Tarde / Noite
Organização para desfile oficial
SEMED/ESCOLAS

07/09/14  
Domino         Manhã
Desfile no Polo Centro
Av. Dorgival  e    Av. Getúlio Vargas





 








RELATÓRIO DAS REUNIÕES COM GESTORES SOBRE OS DESFILES DA SEMANA DA PÁTRIA DO ANO DE 2014 

·         REUNIÃO GERAL NO DIA 10 DE MARÇO DE 2014, ÀS 09HS DA MANHÃ, NO AUDITÓRIO DA SEMED. PARTICIPARAM DESTA REUNIÃO REPRESENTANTES DE 89 (OITENTA E NOVE) ESCOLAS MUNICIPAIS.

·         NA REFERIDA REUNIÃO FOI SOLICITADO ÀS ESCOLAS QUE NÃO FOSSEM PARTICIPAR DOS DESFILES DE 2014, QUE OFICIALIZASSEM SUA DECISÃO ATÉ A DATA DE 28 DE MARÇO DE 2014 E ENVIASSEM AO SENHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ZESIEL RIBEIRO, PARA MELHOR TOMADA DE DECISÕES DA ORGANIZAÇÃO DESTE EVENTO. APENAS DUAS ESCOLAS ENCAMINHARAM O OFÍCIO ATÉ A DATA PRÉ-ESTABELECIDA: ESCOLA MARIETA ALBUQUERQUE E CRECHE BABY JÚNIOR.

·         POLO  SANTA RITA, DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA SINOPSE. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA  1º DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.

ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
SINOPSE - SAMARITANA - SANTA RITA - SUMARÉ - ELIZA NUNES - RAIMUNDO CORREA - VIRIATO CORREA - GUILHERME DOURADO - PARSONDAS DE CARVALHO - SANTA TEREZA - ENOCK ALVES BEZERRA -DARCY RIBEIRO - HEBE CORTEZ - MARIANA LUZ - MARANHENSE -MUTIRÃO –  SANTA CLARA - JUSCIMAR - BOM PASTOR- MORANGUINHO - JOÃO SILVA - SOLIDARIEDADE - ACONCHECO - DOM AFFONSO -ESPERANÇA - EDELVIRA MARQUES - ANTONIA GLAUCIMEIRE -  CIRANDINHA - (convidadas: Lápis na Mão; Risco e Rabisco; Mundo Infantil).

ORDEM DE DESFILES:
1ª - EDELVIRA MARQUES                                 
2ª -  ACONCHECO
3ª - ESPERANÇA                                         
4ª-  ANTONIA GLAUCIMEIRE
5ª - LÁPIS NA MÃO                                    
6ª - CIRANDINHA
7ª - DOM AFFONSO                                  
8ª -  RISCO E RABISCO
9ª – MUNDO INFANTIL                           
10ª - SANTA TEREZA
11ª – DARCY RIBEIRO                            
12ª - MUTIRÃO
13ª - JUSCIMAR                                         
14ª - MARIANA LUZ
15ª - RAIMUNDO CORREA                     
16ª - SANTA CLARA
17ª - ENOCK ALVES BEZERRA             
18ª - SINOPSE
19ª - GUILHERME DOURADO               
20ª - ELIZA NUNES 
21ª – SANTA RITA                                    
22ª – VIRIATO CORREA
23ª – BOM PASTOR                                   
24ª – SAMARITANA
25ª – SUMARÉ                                           
26ª - PARSONDAS CARVALHO   
27ª - HEBE CORTEZ                                  
28ª - MARANHENSE    
29ª -  JOÃO SILVA                                                 

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
EDELVIRA MARQUES ( FABIANA)
ESPERANÇA (MARY ELIUDE)  
HEBE CORTEZ (ROOWSYJANE)
ANTONIA GLAUCIMEIRE (RAQUEL)
ACONCHEGO (EDNÁ FONSECA)
DOM AFFONSO (CUSTÓDIA)
SANTA CLARA (MARIA DO SOCORRO)
RISCO E RABISCO (MARIA DAS DORES)
SINOPSE (NÚBIA)
MUNDO INFANTIL (LILIAN)
EDVAN NOBRE (SEMED)
DARIO CARDOSO (SEMED)

POLO BACURI, DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 10HS, NA ESCOLA SANTA LAURA. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 1º DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 16HS.

ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
SANTA LAURA – SANTO INÁCIO DE LOYOLA – GIOVANNI ZANNILAURO TUPINAMBÁ VALENTE – SÃO VICENTE – FREI PAULO DE GRAYMOOR – TIRADENTES – TOMÁZIA CARVALHO  - FRATERNIDADE – DOM PEDRO II – SÃO VICENTE – SANTOS DUMONT

ORDEM DE DESFILES:
1ª - LAURO TUPINAMBÁ VALENTE                
2ª -TOMÁZIA CARVALHO
3ª - GIOVANNI ZANNI                                        
4ª -SANTA LAURA
5ª - FRATERNIDADE                                           
6ª -SANTO INÁCIO
7ª -TIRADENTES                                                  
8ª -FREI PAULO
9ª -SÃO VICENTE                                                
10ª -SÃO SEBASTIÃO
11ª -DOM PEDRO II

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
SANTA LAURA (ARLETE)
GIOVANNI ZANNI ( LUCILENE)
LAURO TUPINAMBÁ ( ELZA)
EDVAN NOBRE (SEMED)
DARIO CARDOSO (SEMED)


POLO CAFETEIRA,  DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 14HS, NA ESCOLA MARIA DAS NEVES. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.

ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
IPIRANGA, SÃO FRANCISCO CANINDÉ, SANTA TEREZA, MARIA DAS NEVES, AMIZADE, RAIMUNDO RIBEIRO, CAMAÇARI, SENHOR JESUS, PAULO FREIRE, SÃO PEDRO, CANTINHO DO SABER, SANTA TEREZINHA, IRMÃ DULCE, RAIO DE SOL

ORDEM DE DESFILES:
   CRECHE CANTINHO DO SABER
2ª   AMIZADE                                  
3ª   RAIMUNDO RIBEIRO  
  CAMAÇARI                              
5ª SENHOR JESUS                                               
6ª SÃO FCO CANINDÉ                 
7ª MARIA DAS NEVES
 IPIRANGA                                 
9ª PAULO FREIRE
10ª SANTA TEREZA                                   
11ª SÃO PEDRO

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
IPIRANGA (Maria do Socorro)
            SÃO FRANCISCO CANINDÉ (Aurinete)
SANTA TEREZA (Valdeane)
MARIA DAS NEVES (Elias)
AMIZADE (Luciene)
SENHOR JESUS (Maria do E. Santo)
PAULO FREIRE  (Izaura)
SEMED (EDVAN)


POLO VILINHA, DIA 03 DE ABRIL DE 2014, ÀS 16HS, NA ESCOLA FREI TADEU. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 05 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.

ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
FREI TADEU, MACILIO DIAS, SOUSA LIMA, SÃO JORGE I, FREI DAMIÃO, PIRANGI, CRIANÇA FELIZ, PORTAL DA AMAZÔNIA N. SRA. DE FÁTIMA

ORDEM DE DESFILES:
                                                       
   
                                                       
4ª SOUSA LIMA                                       
5ª MARCÍLIO DIAS                      
6ª SÃO JORGE
 FREI TADEU                             
8ª FREI DAMIÃO
9ª PIRANGI             

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
SOUSA LIMA (Francisca)                          
MARCÍLIO DIAS  (Francisca)      
SÃO JORGE (Erisvelton)
FREI TADEU           (Aparecida e Terezinha)
SEMED (EDVAN)              

POLO VILA NOVA, DIA 08 DE ABRIL DE 2014, ÀS 14HS, NA ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 03 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.

ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
MACHADO DE ASSIS, MADALENA DE CANOSSA, CHAPEUZINHO VERMELHO, PEDRO ABREU, PEQUENO PRÍNCIPE, ARCO ÍRIS, SANTA MARGARIDA, MUNDO DO SABER, TIA EMÍLIA, MORADA DO SOL, RAIMUNDO AGUIAR, RAIMUNDO CUSTÓDIO, CANOSSINHA

ORDEM DE DESFILES:
 (À DEFINIR)

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
CHAP. VERMELHO (Claúdia Helena)
PEQUENO PRÍNCIPE (Irailes)
PEDRO ABREU (Sueli)
MACHADO DE ASSIS  (Ana Amélia)
TIA EMÍLIA (Sonja – buscou informações na SEMED, 1 dia após)

POLO CONJUNTO VITÓRIA, DIA 08 DE ABRIL DE 2014, ÀS 16HS, NA ESCOLA JOSÉ QUEIROZ. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 16HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
JOSÉ QUEIROZ, EMANUELL II, CAMINHO DO SABER, VITAL BRAZIL, JOSEFA FIALHO, BABY JÚNIOR, (PARTICULARES E NOVA VITÓRIA)

ORDEM DE DESFILES:
(À DEFINIR)

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO: (EDVAN / )
A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 15 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS NA ESCOLA CAMINHO DO SABER.

POLO VILA LOBÃO,  DIA 09 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA CASTRO ALVES I. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 06 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
CASTRO ALVES I, CASTRO ALVES II, MARLY SARNEY, N. STA CRUZ, MONTE HOREBE, MENINO JESU II, LAGO DO CISNE, CRIANÇA FELIZ, TANCREDO NEVES, DELAÊ, CASA DOS IDOSOS, APAE

ORDEM DE DESFILES:
1ª APAE                                                       
2ª CASA DOS IDOSOS
3ª CRIANÇA FELIZ                                              
4ª MARLY SARNEY                     
5ª N. SANTA CRUZ                                   
6ª MENINO JESUS II
7ª CASTRO ALVES II                               
8ª CASTRO ALVES I
9ª MONTE HOREBE                                  
10ª LAGO DO CISNE        
11ª TANCREDO NEVES                           
12ª DELAÊ FIQUENE

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
CASTRO ALVES I (CONCEIÇÃO)
CASTRO ALVES II (LUZILEIDE)
MARLY SARNEY ( MIRTES)
N. STA CRUZ (MIRTES) 
MENINO JESU II (MAIZA)
SEMED (EDVAN)

POLO CENTRO, DIA 09 DE ABRIL DE 2014, ÀS 10HS, NA AGESMI (ASSOCIAÇÃO DE GESTORES). O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 07DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 08HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
RENATO CORTEZ, MANOEL PROCÓPIO, LEÔNCIO PIRES, TOCANTINS, SANTA MARIA, LUÍS DE FRANÇA, COSTA E SILVA, WADY FIQUENE, SUCESSO DA CRIANÇA, PRINCESA ISABEL / MORANGUINHO, ELIZA NUNES, FREI PAULO DE GRAYMOOR, SANTOS DUMONT, MADALENA DE CANOSSA, SANTA TEREZA, FREI DAMIÃO

ORDEM DE DESFILES:
(À DEFINIR)

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
LEONCIO PIRES DOURADO (ILTA)
SÃO FCO CANINDÉ (AURINETE)
AMIZADE (LUCINHA)
RENATO CORTEZ (MARINA)
WADY FIQUENE (CLEOMAR)
LUÍS DE FRANÇA (ISVANI)
MORANGUINHO (HELENA)
SEMED (EDVAN)

POLO  OLHO D’ÁGUA DOS MARTINS,
POLO PETROLINA,
POLO COQUELÂNDIA/SÃO FÉLIX,
DIA 10 DE ABRIL DE 2014, ÀS 09HS, NA ESCOLA DOM MARCELINO EM COQUELÂNDIA. O DESFILE NESTES POLOS ACONTECERÃO DIAS 03/04/04 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17/08/17HS, RESPECTIVAMENTE.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTES POLOS:

POLO  OLHO D’ÁGUA DOS MARTINS
SANTO AMARO (HUMBERTO DE CAMPOS), TOMÉ DE SOUSA – nesta ordem de apresentação.

POLO PETROLINA
ESCOLA JUSCELINO KUBTSCHECK

POLO COQUELÂNDIA/SÃO FÉLIX 
SÃO FÉLIX, DOM MARCELINO, DOM PEDRO I -  nesta ordem de apresentação.

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
HUMBERTO DE CAMPOS (ANALICE)
TOMÉ DE SOUSA (ONEIDE)
SÃO FÉLIX (JOSEMIAS)
DOM PEDRO I (HELENA)
JK  (ELENI)
DOM MARCELINO (RAIMUNDA)
SEMED EDUC. DO CAMPO (MÁRCIA)
SEMED (EDVAN)

POLO LAGOA VERDE, DIA 10 DE ABRIL DE 2014, ÀS 15HS, NA ESCOLA N. SRA. DE NAZARÉ. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 05 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17HS.
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
N. SRA. DE NAZARÉ, SÃO FRANCISCO, MOREIRA NETO, MANOEL RIBEIRO, N. SRA. DA CONCEIÇÃO, SENHOR JESUS, AFONSO PENA, CAMINHO FELIZ, CANTINHO DA ALEGRIA, CHAPARRAL, COELHO NETO, JOÃO GUIMARÃES, SANTA LÚCIA, J. GONÇALVES SANTIAGO, BERNARDO SAYÃO, D. PEDRO -AÇAIZAL

ORDEM DE DESFILES:
FAIXA D SEMED / TEMA
TRÊS PORTA-BANDEIRAS
FANFARRA E CAMINHO FELIZ
FANFARRA E SÃO FRANCISCO
FANFARRA E MULTISSERIADAS
FANFARRA E N.SRA. DE NAZARÉ
FANFARRA E CANTINHO DA ALEGRIA
FANFARRA E MANOEL RIBEIRO
FANFARRA E SENHOR JESUS
FANFARRA E N. SRA. DA CONCEIÇÃO
FANFARRA E AFONSO PENA
FANFARRA E MOREIRA NETO

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
MOREIRA NETO (SANDRA)
COELHO NETO (MARIA O SOCORRO)
BERNARDO SAYÃO (LEDA)
N. SRA. DA CONCEIÇÃO (PENHA)
SENHOR JESUS (RONAILTON)
CANTINHO DA LAEGRIA (LUZIETE)
MANOEL RIBEIRO (NILSON)
SÃO FRANCISCO (SORAIA)
CHAPARRAL (LÚCIA)
CAMINHO FELIZ (RAIMUNDINHA)
N. SRA. DE NAZARÉ (ELIENE)
SEMED (EDVAN  NOBRE  e MARCIA)



                POLO CONJUNTO VITÓRIA,  DIA 15 DE ABRIL DE 2014, ÀS 08HS, NA ESCOLA       CAMINHO DO SABER. O DESFILE NESTE POLO ACONTECERÁ DIA 02 DE SETEMBRO DE 2014, À PARTIR DAS 17HS.
 
ESCOLAS E CRECHES PARTICIPANTES DESTE POLO:
JOSEFA FIALHO(ZR), VITAL BRAZIL(ZR), CAMINHO DO SABER I, CAMINHO DO SABER II, JOSÉ QUEIROZ, EMANUEL II, PASSOS FIRMES E GÊNESIS (ESCOLAS PARTICULARES) E NOVA VITÓRIA (ESTADUAL)

ORDEM DE DESFILES:
PASSOS FIRMES  GÊNESIS                 
GÊNESIS
3ª JOSEFA FIALHO                                                
4ª VITAL BRAZIL              
5ª CAMINHO SABER I                               
6ª CAMINHO DO SABER II
7ª JOSÉ QUEIROZ                                      
8ª EMANUEL II
9ª NOVA VITÓRIA                                   

PATICIPARAM DESTA REUNIÃO:
JOSEFA FIALHO(ZR) (JOSEFA FIALHO)
VITAL BRAZIL(ZR) (SATURNINO)
CAMINHO DO SABER I E EXTENSÃO (JOSINERY E RAQUEL)
JOSÉ QUEIROZ (CAROLINE MELO)
PASSOS FIRMES (DOMINGAS)
GÊNESIS  (ELIZANGELA)
NOVA VITÓRIA (ESTADUAL) (RAIBETH)
EDVAN NOBRE (SEMED)



   

  
Observações em 09 de abril de 2014

   Dia  15 de abril uma nova reunião no polo do Conjunto Vitória. 
A reunião será às 8hs na Escola Caminho do Saber


        Outra reunião ficou a ser definida para o polo do Centro. 
O objetivo será para o sorteio da ordem das escolas na avenida.
                              

 DECISÕES DOS GESTORES NAS REUNIÕES

POLO SANTA RITA
POLO BACURI
POLO CAFETEIRA
POLO VILINHA
POLO VILA NOVA


                                                          XXXXXXXXXXXXXX

NOVO CRONOGRAMA DE REUNIÕES DE POLOS COM OS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS  - ALTERAÇÕES DO DIA 31/03/2014

Data/hor
Convidados
Assunto
Local
01
10/03/14 -  09h
Segunda
Todos os gestores 
Convite para os desfiles de 2014 e escolha do tema e subtema – cronograma do desfile  e outras...
Auditório da SEMED
02
28/03/14 – Sexta
Escolas
Oficializar a não participação no desfile de 2014
Entregar na SEMED
Secretário
03
03/04/14  -  08h
Quinta
Polo
Santa Rita
Concentração – posição - palco – percurso –
 outras decisões
Escola  Sinopse
04
03/04/14 -  10h
Quinta
Polo
Bacuri
Concentração – posição - palco – percurso –
outras decisões
Escola Santa Laura
05
03/04/14 -   14h
Quinta
Polo
Cafeteira
Concentração – posição - palco – percurso –
 outras decisões
Escola Maria das Neves
06
03/04/14  -  16h
Quinta
Polo
Vilinha
Concentração – posição - palco – percurso –
outras decisões
Escola Frei Tadeu
07
08/04
14h
Terça
Polo
Vila Nova
Concentração – posição - palco – percurso –
 outras decisões
Escola Chap.Vermelho
08
08/04 
16h
Terça
Polo
Conj. Vitória
Concentração – posição - palco – percurso –
outras decisões
Escola José Queiroz
09
09/04  
8h
Quarta
Polo
Vila Lobão
Concentração – posição - palco – percurso –
outras decisões
Escola  Castro Alves I
10
09/04
10h
Quarta
Polo
Centro
Concentração – posição - palco – percurso –
outras decisões
AGESMI
11
 10/04  
 8h   
Quinta
Olho D’água dos Martins
Polo Petrolina  
Polo Coquel/
São Félix
Concentração – posição -  palco – percurso –
outras decisões
E. Dom Marcelino
12



10/04
14h   
Quinta
Polo Lagoa Verde
Concentração – posição -  palco – percurso – outras decisões
E. N. Sra. de Nazaré 




TEMA ESCOLHIDO NA PRIMEIRA REUNIÃO DO DIA 10/03/2014



     Minha história, minha vida. 

     (As escolas deverão explorar suas próprias histórias desde sua fundação. Os profissionais que passaram e marcaram a vida escolar, alunos destaques, comunidade, os projetos em que as escolas se envolveram, os resultados, as feiras internas e externas ...)


XXXXXXXXXXXXXX



Projeto: Semana da Pátria de 2014 - Imperatriz-MA

01.  Proposta para a escolha do TEMA de 2014 

A proposta dar-se-á através de reuniões em parceria com a AGESMI – Associação de Gestores das Escolas Municipais de Imperatriz com previsão para a primeira quinzena de março de 2014.

Alguns temas serão sugeridos pela equipe e coordenação da Secretaria Municipal de Educação e outros temas deverão ser apresentados pelos gestores e pelas gestoras das escolas municipais.

Quatro temas como sugestão:
1.      Minha história, minha vida. (As escolas deverão explorar suas próprias histórias desde sua fundação. Os profissionais que passaram e marcaram a vida escolar, alunos destaques, comunidade, os projetos em que as escolas se envolveram, os resultados, as feiras internas e externas ...)
2.      Meu Brasil contemporâneo e as copas do mundo. (As escolas podem explorar os aspectos mais relevantes da copa de 2014, expor informações das copas que o Brasil foi vencedor e enfatizar o que foi e o que é representado para o mundo, a contemporaneidade brasileira... )
3.      Raça, garra e emoção - uma história de muitas conquistas. (Aqui pode-se explorar tendências atuais que orgulham os brasileiros. Sua história de lutas  e movimentos que tornam cada vez mais o Brasil independente... )
4.      O Hino Nacional Brasileiro – (O Hino Nacional pode ser representado pelas escolas de acordo com as frases que o compõem... obedecendo  sorteios)...


02.  Cronograma
Tornou-se referência os desfiles cívicos de Imperatriz, organizados pela Secretaria Municipal de Educação, que acontecem durante uma semana. A começar pela abertura oficial deste evento (corrida do fogo simbólico com a participação de alunos das escolas municipais e profissionais da área de Educação Física) e com a sequência dos desfiles das escolas municipais, estaduais, particulares e outras instituições convidadas, nos polos e no centro.
Primeira sugestão de datas para o ano de 2014:
Evento
Data
Hora
Local
01
Abertura oficial dos desfiles
Corrida do fogo simbólico
29/08/14
15h
Escola (a definir) Prefeitura
02
Polo Santa Rita
01/09/14 - Segunda
08h
Av. Industrial
03
Polo Bacuri
01/09/14 - Segunda
17h
R. L. P. Dourado
04
Polo Cafeteira
02/09/14 - Terça
08h
R. Carolina
05
Polo Vilinha
02/09/14 - Terça
17h
R. do Arame
06
Polo Vila Nova
03/09/14 - Quarta
08h
R. P c/Euclides
07
Olho D’água dos Martins
03/09/14 - Quarta
17h
Estrada Principal
08
Polo Petrolina
04/09/14 - Quinta
08h
Estrada Principal
09
Polo Coquelândia
04/09/14 - Quinta
17h
Estrada Principal
10
Polo Conjunto Vitória
05/09/14 - Sexta
08h
R. Coletora 01
11
Polo Lagoa Verde
05/09/14 - Sexta
17h
R. Rui Barbosa
12
Polo Vila Lobão
06/09/14 - Sábado
08h
Centro Novo
13
(?)
06/09/14 - Sábado
17h
----
14
Polo Centro
07/09/14 - Domingo
08h
Av. Dorgival  Av. Getúlio Vargas

De acordo com gestores em reuniões que aconteceram em 2013, os mesmos sugeriram que os horários, turnos (matutino/vespertino) fossem alternados de acordo com as possibilidades de 2014, considerando os turnos dos desfiles de cada polo em 2013.
Este cronograma apresenta uma variação bem considerada em relação ao desfile anterior.
Obs: As datas deste cronograma, poderão ser alteradas.


03.  Reuniões com diretores

Para o bom andamento e desempenho das atividades relativas aos desfiles cívicos, a SEMED sempre conta com a parceria das escolas: alunos, professores, comunidade e seus gestores.

Segue registro de possíveis datas para reuniões com gestores em 2014:
Data/hor
Convidados
Assunto
Local
01
27/02/14
08h (quinta)
Todos os gestores 
Convite para os desfiles de 2014 e escolha do tema.
Auditório da SEMED
02
06/03/14
14h (quinta)
Todos os gestores e ou coordenadores
Escolha dos subtemas para cada escola participante.
Auditório da SEMED
03
03/04/14
08h (quinta)
Polo Santa Rita
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola       Sinopse
04
03/04/14
10h (quinta)
Polo Bacuri
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola Santa Laura
05
03/04/14
14h (quinta)
Polo Cafeteira
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola Maria   das Neves
06
03/04/14
16h (quinta)
Polo Vilinha
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola              Frei Tadeu
07
04/04/14
08h (sexta)
Polo Vila Nova
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola Chap.
Vermelho
08
04/04/14
10h (sexta)
Polo Conj. Vitória
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola José Queiroz
09
07/04/14  08h (segunda)
Polo Vila Lobão
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Escola        Castro Alves I
10
07/04/14
10h (segunda)
Polo Centro
Concentração – posição - palco – percurso – outras decisões
Auditório da SEMED
11
08/04/14
08h (terça)
Olho D’água dos Martins
Polo Petrolina   
Polo Coquelândia São Félix
Concentração – posição -  palco – percurso – outras decisões
Auditório da SEMED
12
08/04/14
10h (terça)
Polo Lagoa Verde
Concentração – posição -  palco – percurso – outras decisões
Auditório da SEMED
13
Outras



13
Outras



  

04.  Seletivo para instrutores
Para que os desfiles cívicos aconteçam intermitentemente e que as escolas possam participar ativamente deste evento, faz-se mister que seja aberto um seletivo simplificado para a contratação temporária dos instrutores de fanfarras que assumirão os ensaios e os comandos das mesmas.
Em 2013, a Secretaria de Educação, fechou a temporada dos desfiles cívicos contando com 32 fanfarras. Algumas delas são oriundas do Programa Mais Educação e complementação da SEMED e outras, oriundas de doações de instrumentos pela própria Secretaria.
Sempre haverá a necessidade de ampliação do número de fanfarras, uma vez que, Imperatriz conta com mais de 150 escolas. Logo o número de instrutores também poderá ser superior ao de 2013, que contamos com 12 e outros parceiros do Programa Mais Educação.
Estes instrutores a partir do momento de seleção, são acompanhados pelos coordenadores de Eventos e Bandas, Professor Francisco Edvan Nobre e Maestro Dário Antonio Cardoso, que orientam todos os trabalhos que serão desenvolvidos pelos mesmos, em especial os ensaios das bandas/fanfarras e toda a movimentação na semana dos desfiles cívicos.

05.  Fardamento para alunos das bandas
Em 2012, a Secretaria de Educação equipou todos os componentes das bandas/fanfarras, somando um total de 1000 alunos. Cada banda/fanfarra recebera um kit com cinco elementos, sendo:
·         Camiseta modelo gola polo, para os desfiles dos polos;
·         Camiseta cacharrel  branca (1ª peça do kit, para os desfiles do centro);
·         Calça  verde, (2ª peça do kit, para os desfiles do centro);
·         Jaleco verde, (3ª peça do kit, para os desfiles do centro);
·         Cap – chapéu (4ª peça do kit, para os desfiles do centro);

Em 2013, algumas escolas usaram para os desfiles do centro as mesmas peças e outras escolas sentiram-se à vontade para trocarem seus elementos. Ficando a cada uma a responsabilidade de quitação dos valores. A SEMED, responsabilizou-se por vestir os componentes com fardamento novo, apenas nos desfiles de polos, cedendo a cada aluno/componente uma camiseta modelo gola polo.
Imperatriz avançou muito na qualidade de apresentação dos componentes das fanfarras. A vestimenta é uma peça muito pertinente neste conjunto de apresentação e solicitamos para os desfiles de polos que acontecerão entre os dias 1º  a 06 de setembro de 2014, um kit de calça e camisa modelo polo (conforme modelo, ainda a ser produzido) e  para o dia 07 de setembro de 2014, um kit com calça, jaleco e cap (conforme modelo que ainda serão produzidos).

06.  Camisetas para servidores da SEMED  
É pertinente o uso da camiseta de identificação pelos servidores da SEMED nos desfiles do dia 07 de setembro. No entanto é também mister que estes servidores também estejam identificados nos desfiles que acontecerão nos polos. Logo solicitamos desde já que sejam produzidos  para os desfiles de 2014, os seguintes itens:
·         Camisetas – modelo gola polo (ainda a ser produzido);
·         Jaleco – modelo simples (ainda a ser produzido)

OBS: Lembramos que os jalecos confeccionados, serão usados nos desfiles de 2014, pelos servidores desta Secretaria e que serão recolhidos, para serem usados nos desfiles de 2015.


07.  Crachá

O uso do crachá é pertinente em eventos de proporção como os desfiles cívicos, pois ele é um elemento forte de identificação e de controle de acesso de pessoas nos espaços reservados.  Este poderá ser produzido na própria secretaria por esta coordenação de acordo com o logotipo oficial do referido desfile ou ainda poderá ser impresso em gráfica.


08.  Instrumentos e material de reposição
Os instrumentos utilizados pelos componentes das 32 fanfarras nos ensaios e nos desfiles, com o tempo se desgastam e precisam sempre de manutenção e de reposição. Para 2014, é primordial que novos instrumentos sejam licitados para reforçar os já existentes nas escolas com fanfarras; ampliar o número de instrumentos; substituir alguns que estão com defeitos e ou quebrados.
O material de reposição também é de suma importância para renovação de peles, aros, baquetas, maçanetas, esteiras, talabartes e outros para um trabalho mais eficiente.
Aqui, solicitamos ainda, que haja uma ampliação do número de fanfarras. A nossa meta é atingir até 50 escolas municipais contempladas com instrumentos. Não sendo possível cumprirmos com esta meta em 2014, almejamos, no entanto, que no mínimo outras cinco escolas sejam contempladas, as que mais participam dos desfiles alusivos à Semana da Pátria.
Posteriormente serão listados os instrumentos e material de reposição conforme nossa necessidade.

09.  Logotipo
Um evento importante como este merece boas referências por ser apreciado e aplaudido por um número de pessoas consideravelmente grande para a nossa cidade. Os desfiles nos polos e no grande centro concentram-se muitas pessoas e a SEMED deve apresentar-se com material específico e arte visual sempre nova e de qualidade em suas camisetas, banners, faixas e etc.
As ideias de logotipos e marcas serão possíveis serem elaboradas a partir da decisão do tema dos desfiles que acontecerá na primeira reunião com os gestores das escolas, prevista para o dia 27 de fevereiro de 2014.

10.  Polos
A previsão de polos para 2014 é a mesma de 2013, tendo a possibilidade de algumas escolas da zona rural (das comunidades de 1700 e Vila Conceição) se desvincularem, por exemplo, do polo de Lagoa Verde, mas no momento ainda não foi oficializado este processo. Permaneceremos com os seguintes:
Polos
Comunidade/Localidade
01
Polo Santa Rita
São José/Santa Rita
02
Polo Bacuri
Bacuri/ Pq do Buriti
03
Polo Cafeteira
Cafeteira/ João Castelo
04
Polo Vilinha
Vilinha/
05
Polo Vila Nova
Vila Nova/ Pq Senharol
06
Polo Conj. Vitória
Conj. Vitória/ Vila Vitória/Vila Davi II
07
Polo Vila Lobão
Vila Lobão/ Redenção
07
Polo Centro
Centro/Nova Imperatriz
09
Olho D’água dos Martins
Olho D’água
10
Polo Petrolina 
Petrolina 
11
Polo Coquelândia e São Félix
Coquelândia/São Félix
12
Polo Lagoa Verde
Lagoa Verde/Centro Novo

11.  Som
No processo de licitação é imprescindível que agrupe o equipamento de som e microfone de qualidade que acompanha os palcos dos desfiles de polos e do centro e que a montagem deste seja instalada com antecedência considerável ao início de cada desfile.
12.  Palco
Outro elemento essencial no processo de licitação refere-se aos palcos que acomodam autoridades e convidados das comunidades em que acontecem os desfiles.
Os mesmos devem garantir segurança e excelentes instalações. Os palcos serão utilizados entre os dias 29 de agosto – sexta-feira (abertura oficial), e 1º a 07 de setembro de 2014.
A mesma empresa deverá se responsabilizar pela montagem de grades de proteção /de segurança de alguns polos como: Santa Rita, Vila Lobão, Vila Nova, Cafeteira, Vilinha e especialmente do Centro, (Este último com maiores atenção e cobertura), nos quarteirões próximos aos palcos.

13.  Reunião com pessoal da SEMED

A Secretaria de  Educação sempre reúne seu pessoal  para distribuição de funções e de entrega de crachás, camisetas e outros.
A partir de março as reuniões serão agendadas, para fins de providências, tomadas de decisões e agendamento de atividades de cada coordenação e seus servidores.


14.  Ensaios

Tornam-se imprescindíveis que os ensaios das bandas/fanfarras aconteçam com antecedência e que o início deva acontecer de abril a setembro de 2014. Esses ensaios   acontecem sempre a partir do momento em que os instrutores seletivados assumem o seletivo organizado pela SEMED.


15.  Ônibus

Outro importante elemento indispensável é a locação de transporte, especialmente ônibus para transportar os componentes das bandas/fanfarras para os desfiles de polos de atuação; escolas que estão distantes de seus polos; e escola e bandas para os desfiles do dia 17 de setembro. Em tempo certo, a partir da definição de quantas escolas participarão dos desfiles, é listada a necessidade de ônibus.


16.  Carros de apoio - SEMED

Para organização de todo trabalho é notório o acompanhamento dos coordenadores de evento e de bandas nos  ensaios das bandas,  nas reuniões em polos com gestores, nos recolhimento de históricos e outras demandas por estas coordenações em todo o período de movimentação para os desfiles alusivos à Semana da Pátria.
A SEMED deverá disponibilizar carros para acompanhamento de equipes de trabalho nos desfiles de polos e outras demandas durante os desfiles.

17.  Considerações

Nos anos anteriores temos trabalhado intensamente, sem medir esforços e desejamos   continuar pertinentemente  com  este trabalho, colaborando com esta secretaria e com este município. Sempre mais atenciosos em organizar este evento de tão grande porte.
Em 2014, pretendemos atender melhor e com mais apreço as escolas e as instituições convidadas para os desfiles cívicos, valorizando seus gestores, professores, alunos e comunidade em geral e abrindo sempre mais os espaços  oportunidades e espaços para fazermos um desfile de grande qualidade.

Lembramos que em janeiro serão listados os materiais de reposição, instrumentos e outras necessidades e tomaremos novas decisões cabíveis a este projeto.

Imperatriz-MA

Francisco Edvan Nobre
02 de  dezembro de 2013




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário