Homenagem ao dia da Mulher 2015

quarta-feira, 21 de março de 2012

FEBRACE 10 - 2012

Grande FEBRACE 10.

Relato em breves palavras, minha experiência como professor  acompanhante e participante  da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia -  FEBRACE de 2012.
Imperatriz tem tido grande relevância em projetos de pesquisas. As esferas federal, estadual e municipal participam ativamente de feiras de ciência e engenharia que acontecem durante o ano todo pelo Brasil e também no exterior.
Imperatriz tem se destacado e as escolas municipais participam constantemente de feiras municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais. 
A Prefeitura de Imperatriz via SEMED - Secretaria Municipal de Educação, tem sido uma grande parceira nesse compromisso de expor suas intenções de melhoria, contribuindo com  a sociedade com seriedade e qualidade. 
A Mostra de Ciência do Norte e Nordeste - MOCINN, realizada em Fortaleza no último mês de dezembro, pode contar com a participação do município de Imperatriz com o Projeto:Tabu para a informação, para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a AIDS, da Escola Municipal Camaçari da Zona Rural.
Feiras como MOCINN, MOSTRATEC, FECITEC, FEBRACE, MILSET, INTEL e tantas outras, incentivam e movem os jovens estudantes a pesquisarem mais sobre temas de diversas áreas e de alta relevância para a sociedade. 
A Escola Municipal  Paulo Freire  participou com dois projetos na FEBRACE 10:  1- Acessibilidade no Bairro Parque Amazonas e 2- Tabuleiro de Química,  realizada em março de 2012  em São Paulo na cidade universitária USP. Nesta feira pude comprovar que os jovens são criativos e prometem sustentar o futuro no campo da real necessidade de investigação e solução de problemas de natureza diversa.    

Os jovens aguçados pelo desejo de inovação e de querer sempre mais novidade buscam  e trilham caminhos que ultrapassam simplesmente os estudos conteudistas de sala de aula. Eles procuram mais. Eles desejam a interação e troca de experiências e experimentos. Eles sonham com um mundo distante da violência e dos conflitos gerados pela carência de tantos suportes primordiais para suas vidas. 

Meninos e meninas eufóricos pela emoção da capacidade de brilhar com seus projetos de pesquisas. Pela emoção de compartilhar com os outros estudantes suas investigações , suas ideias de inovação e resolução de problemas. Suas teorias  aliadas ao compromisso de ser úteis para a sociedade e  fazer valer os direitos de quem pode ir e vir e nós sabemos que todos podem ir e vir.

A FEBRACE 10 oportunizou muito mais que breves dias de exposição de pesquisas científicas de jovvens de todo o Brasil. Ela oportunizou sonhos futuros para jovens apaixonados pela ciencia e pela pesquisa. Ela oportunizou caminhos que ultrapassam fronteiras de estados brasileiros. Ela oportunizou aos meninos e meninas ultrapassagens de fronteiras entre paises com perspectivas de mostrar outras faces que este país tem, não somente samba, futebol etc, mas prova que o Brasil tem pesquisadores e muitos jovens empenhados em continuar construindo o país que merece ter e merece viver.

Continuemos com este projeto de valorizar a capacidade criativa exposta nas mentes dos estudantes que explodem de emoção quando o assunto é feira de ciência e pesquisa e que reservam grande sentimento científico.

Valeu FEBRACE 10. 
Valeu estudantes pela grande e brilhante participação.
.......
EdNobre

SEMED / Imperatriz-Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário